A arte de fazer Presépios:
Tradição e criatividade no Natal
BY AM EXPERIENCE GROUP | 05/11/2024
A criação de presépios é uma das mais antigas e queridas tradições natalícias em várias partes do mundo. Mais do que uma representação religiosa, o presépio é uma expressão artística que reflete a cultura e a criatividade de quem o constrói.
A origem do Presépio
A história do presépio remonta ao século XIII, quando São Francisco de Assis, em 1223, montou o primeiro presépio vivo em Greccio, Itália. Ele desejava relembrar o nascimento de Cristo de uma forma acessível e tangível para todos. Desde então, a prática de fazer presépios expandiu-se por toda a Europa, evoluindo em diferentes formas, materiais e estilos, mas mantendo a sua essência de celebrar o espírito do Natal.
Em Vila Real de Santo António, por exemplo, o famoso presépio faz parte das tradições natalícias do Algarve e é um dos eventos âncora do município, reunindo visitantes de todas as idades e de todos os pontos do país, sendo também procurado por milhares de visitantes estrangeiros, particularmente espanhóis, dada a sua popularidade na vizinha Andaluzia. Este é um presépio que conta na sua construção com mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços. É considerado um dos maiores do país, reunindo mais de 5 mil peças e ocupando uma área de 240 metros quadrados.
A arte e a mestria na criação
Um dos aspectos mais fascinantes desta tradição é a variedade de materiais utilizados. Desde barro, madeira, areia, pedra, cortiça, gesso, papel, tecido e materiais reciclados... os presépios podem ser tão simples ou elaborados quanto a imaginação do artesão permitir.
A disposição das personagens é também uma arte carregada de simbolismo. Além da Sagrada Família, cercada por elementos que representam vida e esperança, como os pastores e os animais, destacam-se os Reis Magos, que simbolizam a diversidade de culturas e povos que vieram adorar o Menino Jesus. A estrela guia, elemento central e marcante, completa esta composição cheia de significado.
Na AM Experience, recriamos, ano após ano, os nossos presépios natalícios em vários centros comerciais, de norte a sul do país. A montagem é mais complexa do que se imagina, e é pelas mãos de Rui Fernandes que a magia acontece entre musgo, cartão, areia e inúmeras figuras que nos transportam para outra época e outro tempo.
Criatividade e personalidade: um Presépio único
Cada presépio é único, refletindo o estilo, os materiais e a visão artística de quem o cria. Este Natal, porque não experimentar fazer o seu próprio presépio? Seja simples ou elaborado, o importante é o significado por trás de cada peça e a alegria de manter viva uma tradição que há séculos encanta e inspira gerações.
O Presépio mais gourmet!
Uma associação de doceiros da cidade de Córdoba, afirma ter criado o maior presépio de chocolate do mundo. A estrutura possui mais de uma tonelada de puro chocolate, negro, de leite e branco, dando forma a uma cidade completa com personagens bíblicas, num espaço de 62 metros quadrados.
Todas as peças são comestíveis. No presépio há riachos de gelatina, caminhos de pedras de confetes coloridos, piso de lascas de chocolate e muros recheados de pedaços de biscoitos.
O maior Presépio em movimento do mundo é português!
Este “mundo encantado” conta já com alguns anos de vida. Tem cerca de 8000 peças e é conhecido como o Presépio da Cavalinho, em São Paio de Oleiros (concelho de Santa Maria da Feira). Já bateu o recorde do Guinness, recebendo o estatuto de presépio com o maior número de peças mecânicas do mundo. O presépio tem crescido de dimensão todos os anos e ocupa atualmente cerca de 3.500 metros quadrados, nos quais se incluem, por exemplo, cerca de 55 quilómetros de cabo elétrico, 5.000 lâmpadas LED, 10 quedas de água, 100 sensores de movimento e “umas quantas toneladas de barro, areia, saibro e terra” para efeitos decorativos realistas.